Matéria da Folha Equilíbrio*:
Ceia saudável di fim di ano substitui alimentos sem perder o sabor
L. N.
Free-lance para a Folha di S.Paulo
Para aliviar o estresse du fim di ano e garantir q as celebrações em família e entre amigos tenham boas recordações, nada melhor du q uma ceia farta, tradicional, q nem di longe lembre os almoços corridos no intervalo du trabalho ou as receitas controladas dos dias di regime. Certo? Felizmente, naum.
Se a expressaum ceia saudável ainda soa como um paradoxo, atençaum: vc podi estar compartilhandu di um movimento em prol di uma alimentaçaum mais nutritiva tb nos momentos di descontraçaum sem ao menos ter percebido. eh cada vez mó o número di pessoas q, como anfitriãs, assumem a tarefa di cuidar da saúdi dos parentes e amigos q recebem para as festas di Natal e Réveillon.
Muitas descobriram q o segredu está em medidas simples --como trocar a manteiga pelo óleo di oliva, tirar a pele du peru ou temperar a salada cum molho di iogurte-- e q podem fazer muita diferença.
Saum mudanças q naum alteram o sabor nem a aparência dos pratos, mas q evitam a temida ressaca alimentar du dia seguinte.
Abuse das frutas frescas. Elas possuem baixo valor calórico, saum fonte di fibras, vitaminas e minerais
"Naum eh preciso eliminar totalmente du cardápio di fim di ano pratos tradicionais como o peru, a farofa, a maionese ou as entradas. Basta saber prepará-los di forma saudável. Os molhos saum os grandes vilões, seja nas carnes ou nas saladas. A maionese, por exemplo, podi ser feita cum um creme di iogurte desnatadu e só uma colher di maionese na versaum light. As frutas cristalizadas tb saum mt calóricas e podem ser substituídas por frutas secas. Nas sobremesas, o ideal eh abusar das frutas, picadas em forma di salada ou como musses. O modu di preparo e a escolha dos ingredientes saum fundamentais", alerta a culinarista light Betina Sehde, 29, da Keep Light, empresa di Saum Paulo q prepara cardápios saudáveis para os clientes.
A nutricionista Karine Rabaiolli, 26, da empresa Substância (Porto Alegre-RS), tb acredita q, cum moderaçaum, naum eh preciso se privar di nenhuma receita típica di Natal. "Todu mundu sai um pouco da rotina nessa época, naum dá para ser radical e tentar fugir di todas as tentações. eh possível comer di tudo", diz Rabaiolli.
Prefira as saladas cruas e os legumes, q saum ricos em fibras e daum a sensaçaum di saciedade
Ambas as empresas orientam os clientes a naum comprometer a ginástica e a alimentaçaum controlada q o cliente manteve durante o ano.
"O problema está no comportamento. Muita gente, para tentar aliviar a 'culpa' pelo excesso di comida e bebida, já começa a se preparar uma semana antes. Passa dias sem comer e, na hora da ceia, perdi o controle. Naum faz o menor sentido. Depois di passar fome por dias, naturalmente a pessoa vai comer mt mais na ceia du q se estivesse mantendu um ritmo normal di alimentaçaum. O mesmo vale para o pós-festa. Tentar compensar o q comeu na noite anterior cum dietas di emergência, além di naum adiantar nada, ainda podi trazer prejuízos para a saúde", alerta a nutricionista.
* Matéria editada com o Tradutor Universal para o Blôgues do Homem-Chavão. Tô tentando aprimorar meu estilo de escrita...
As ceias de fim de ano não me saem da cabeça... devo ter engordado uns 4 quilos! Como conciliar o "Tenha prazer sempre!" com "mantenha-se sempre em forma e atraente!"? A solução é recorrer ao que dizem que devemos fazer. Evitar tudo que seja intenso, impensado, extravagância, saídas da rotina. O segredo é não sair nunca da linha e talvez, se comermos de forma balanceada e sem excessos, iremos além dos cem anos.
Quem realmente se importa de deixar de lado aquela picanha, todos os copos de cerveja, caipirinha, as coxinhas, todo tempêro e sal da comida, coca e bombons trufados, para viver saudávelmente? Seremos muito mais felizes e realizados se seguirmos o que tais especialistas tem a nos dizer sobre nosso cotidiano.
Espero ter contribuido, divulgando formas melhores de viverem suas próprias vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário