sábado, 16 de maio de 2009

Ocupar a cidade

Quase silenciosamente, André Douek vem tentando ocupar a cidade.
Sao Paulo, uma megalópole violenta, caótica, hostil, feia. Onde as pessoas ou ficam em casa ou saem diretamente para seus lugares de trabalho e diversao, evitando a rua, o centro, a aglomeraçao, o inesperado.
Será que é isso? Será só isso?
Quais outras possibilidades de compreensao de Sao Paulo? Como podemos ocupar nossos espaços públicos?
A proposta dele é fotografando, vendo, sentindo. E a justaposiçao dessas experiências vai compondo um mosaico de possibilidades, direcionando olhares, criando.

As saídas ocorrem uma vez por mês, sao gratuitas, e juntam cada vez mais gente.
Vejam a proposta da última, nas suas próprias palavras

"São Paulo é uma cidade em que as pessoas vivem acuadas, trancadas em suas casas, seus carros, seus condomínios, protegidas por grades. A rua tornou-se um espaço não de convivência, mas de ameaça, de medo. A Virada Cultural é um momento único em que a cidade toma as ruas, expulsa os carros e os medos. Viramos um gigantesco boulevard.

Reside aí o ângulo da Jornada Fotográfica que, dessa vez, terá como foco a Virada Cultural. A proposta não é registrar os espetáculos, mas as imagens das pessoas tomando as ruas, ocupando os espaços públicos, numa mistura de todas as tribos e idades. São as imagens de uma comunidade que, naquelas 24 horas, vive uma dimensão da liberdade.

A sugestão é que vocês circulem pelos espaços em que os shows vão ocorrer como Praça da República, Largo do Arouche, Largo do Paissandu, Praça do Patriarca, Avenida São João, entre outros, de olho em cenas que mostrem a conquista do espaço."

E o resultado pode ser conferido no
http://www.andredouek.blogspot.com/

E estamos todos convidados para a próxima...

Um comentário:

glau nardelli disse...

vc continua com essa idéia ? achei q não pensasse mais assim