segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ecopasseio

Fui pra Holanda passar uma semana. Ando meio sem espírito escritor. De vez em quando baixa o fotógrafo, mas ultimamente anda em falta também. Escrevo por consideraçao (caso exista algum leitor), pra registrar, por medo de esquecer.
A viagem foi uma delícia. Primeira vez com um amigo daqui. Aquele friozinho de será que vamos dar certo? será que temos gostos parecidos? será que tanto tempo juntos e vamos continuar nos gostando?
Andamos muito, a cada dia!
Amsterdam é super liberal com seus coffee shops e suas putas em vitrines. Os dois estao lotados de turistas. Talvez tenha um ou outro universitário comprando seu haxixe semanal, como no Brasil, ou na Espanha, mas tudo regulamentado pelo estado e sem tanta hipocrisia ao redor, talvez um ou outro senhor com suas companheiras de anos, algum grupinho de amigos pra perder a virgindade e vários casais passeando, crianças, aposentados que deviam morar por perto. A vida nao é tao diferente, as pessoas nao sao tao diferentes. Só nao estao tao preocupados como a gente pra esconder algumas sombras.
Bicicletas por todos os lados, em cidades grandes e pequenas, algumas sem cadeado, outras em estacionamentos dignos dos shopings paulistanos, tres ou quatro andares de bicicletas, existe um código de transito, sinalizaçao, quando vao mudar de pista, virar para a direita, vias exclusivas em todas ruas e avenidas e rodovias. Alugamos duas um dia e fomos fazer umas trilhas por uns parques naturais, chegamos até o mar do norte que é feio que só ele, mas chegamos!
Passeamos por cidadezinhas cheias de canais e bicicletas e loiras, que ao contrário da imagem que eu tinha, estao bastante em forma. Fomos também até Rotterdam, que tem mais cara de cidade de verdade, sem tantas bicicletas, pessoas com pressa, negócios.
É engraçado que eles quase nao tem praças, quase nao existe esses espaços ao ar livre, a única coisa que eu vi foi uma feira, de resto, ou em casa, ou em restaurantes, bares, discotecas, o que seja pra fugir do frio.
Ficamos uns dias na casa de um amigo do Jordi, saimos de balada, conhecemos um montao de holandeses que nos ensinaram uns truques de bebida, uma garçonete nos pagou um café porque se apaixonou pela bunda dele, enfim, causamos um pouquinho, enchemos a cara de um jeito que eu nao fazia ha meses, o dia seguinte dormindo até tarde, um chocolate quente pela tarde e voltar: Perfeito!
Ou quase, porque no fim das contas acabei nao tirando tantas fotos, já que estava aproveitando...

Nenhum comentário: